Entendendo a importância da iluminação na decoração!

A iluminação pode modificar completamente um ambiente, fazendo com que ele pareça mais ou menos espaçoso, dando uma impressão arejada ou valorizando as cores. Quando mal planejada pode, inclusive, acabar atrapalhando o efeito original do projeto, arruinando o trabalho do arquiteto!

Sendo assim, na hora de planejar e decorar qualquer quarto, é preciso levar em conta a questão das luces que vão iluminar aquele espaço. Por isso, a Casa do Eletricista separou algumas orientações para iluminar cada tipo de cômodo da sua casa.

 

1-JARDIM

O jardim tem, obviamente, o benefício da luz natural, que deve ser aproveitada o máximo possível. No entanto, para as noites, é interessante utilizar uma iluminação que ressalte os pontos fortes da sua decoração. Além disso, é uma boa ideia distribuir as luzes para que elas iluminem o caminho até a entrada! Projetores e refletores podem ser excelentes escolhas para destacar elementos especiais do seu jardim, como árvores, esculturas ou arbustos.

Além disso, considere a iluminação de trilhos ou postes ao longo de caminhos para orientar os visitantes com segurança durante a noite.

 

2-BANHEIRO

Quando se trata de ambientes internos, a situação é um pouco mais complexa, e a importância da iluminação na decoração é mais evidente. Vejamos o caso do banheiro, por exemplo: ele requer luzes o dia todo, mas a iluminação diurna pode ser diferente da iluminação noturna. No primeiro caso, preze pelas luzes brancas, refrescantes e perfeitas para despertar. Já à noite, é melhor alternar com pontos de iluminação mais suaves.

Evite também cair no erro de colocar lâmpadas na parte de cima do espelho. Isso é muito comum, mas cria sombras um pouco desagradáveis no rosto. Ao invés disso, prefira colocá-las nas laterais do espelho. Por fim, se o banheiro for muito grande, considere a possibilidade de colocar uma luz em cima do chuveiro.

 

3-SALA

A iluminação das salas pode ser dividida em três tipos: indireta, geral e pontual. A luz geral é feita com uma iluminação que cobre todo o espaço. Para isso são utilizados lustres, luminárias, painéis ou trilhos. Já a luz indireta, por sua vez, procura criar um ambiente mais discreto e intimista. Normalmente ela é utilizada em sancas, que espalham a luz para as paredes e o teto, criando aquele efeito de "meia luz". Finalmente, há a luz pontual, que é feita com abajures e focos de luz. A ideia é destacar os pontos do cômodo que você preferir.

 

4-COZINHA

A cozinha necessita de uma iluminação localizada, ou seja, que ilumine pontos específicos. Evite o uso de uma única luz central, pois ela vai gerar sombras se as pessoas estiverem em pé diante das bancadas, o que pode afetar a visão dos alimentos durante o preparo das refeições. Também é ideal a busca de lâmpadas que tenham um alto índice de reprodução cromática/índice de reprodução de cor, o que significa que essas lâmpadas possuirão fidelidade máxima na reprodução da cor dos alimentos. Para ajudar na iluminação em cima da pia, podem ser utilizadas fitas de led ou luminárias focais na parte de baixo das bancadas!

 

5-QUARTO

O quarto, mais do que qualquer outro cômodo, precisa transmitir conforto. Afinal, é um local de repouso, onde precisamos estar relaxados e aconchegados. Por isso, vale a pena apostar nas luzes quentes (o amarelo é uma ótima escolha na maioria dos casos), uniformes e indiretas, que ressaltem o espaço em volta da cama. Há pessoas que gostam de usar a iluminação do quarto para criar ambientes mais relaxantes ou descontraídos. Se você for uma delas, pode instalar uma luminária ou abajures com lâmpadas RGB. Com elas, através de um controle remoto você pode escolher a cor que mais lhe agradar no momento!

Dica: De acordo com a cromoterapia, a cor azul é apontada como capaz de transmitir relaxamento e sensação de paz!

 

Procure usar lâmpadas de qualidade!

Agora que você já conhece a importância da iluminação na decoração da casa, o próximo passo é buscar por lâmpadas de qualidade e garantia, afinal o imprescindível é que elas funcionem corretamente, não é mesmo? Aqui na Casa do Eletricista você encontra diversos modelos para atender às suas necessidades. Confira no nosso site ou solicite sua cotação pelo 51 999457160!

 

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: