Comandos elétricos e suas peculiaridades.

O que são comandos elétricos?

Os comandos elétricos são o princípio da automação, através de suas lógicas de comandos e acionamentos, sua função é realizar o acionamento de máquinas e equipamentos, como os motores trifásicos por exemplo, que são comuns de serem encontrados nas indústrias.

Comandos elétricos são usados em muito meios, como por exemplo em elevadores, tornos, fresas, esteiras rolantes e outros diversos processos de produção dentro das indústrias. Ou seja, os comandos elétricos dividem-se basicamente em circuito de força ou de cargas, onde são ligados os motores e equipamentos.

Circuito de cargas – O circuito de cargas pode ser monofásico (uma fase), bifásico (duas fases) ou trifásico (três fases), onde as quantidades de cargas elétricas utilizadas representam sua potência total.

Circuito de comandos – O circuito de comandos ou de controle é onde os dispositivos de acionamento e sinalização são encontrados, este local possui uma combinação de elementos que executam o acionamento das cargas e sinaleiros através de uma combinação lógica de elementos deste circuito.

Componentes usados em comandos elétricos Botoeiras São dispositivos de comando, que tem como função estabelecer ou interromper a carga em um circuito de comando, a partir de um acionamento manual. As botoeiras mais comuns possuem contato do tipo normalmente aberto (NA) e normalmente fechado (NF) permitindo diversas configurações.

Algumas botoeiras possuem um dispositivo de retorno por mola, que após ser acionado retorna para a posição inicial, neste caso são denominados botões pulsadores. 

Verde: Arranque, Ligar, Partida. Preto: Arranque, ligar, partida. Vermelho: Parar, desligar, botão de emergência. Amarelo: Inverter sentido, cancelar operação ou eliminar condição perigosa. Azul ou branco: Outras funções não especificadas

 

Agora as cores de sinalização para lâmpadas:

Verde: Máquina pronta para operar, circuitos e dispositivos em condição de funcionamento. Vermelho: Estado de alerta e perigo, máquina anormal, parada por dispositivo de proteção ou emergência. Amarelo: Valor próximo do máximo para grandezas como temperatura ou corrente. Alarme visual de falha. Incolor: Máquina em funcionamento normal, circuitos sob tensão e prontos para funcionar. Azul: Outras funções não especificadas

Disjuntores O disjuntor um protetor de toda rede elétrica da sua casa. Esse equipamento é indicado para proteger o sistema elétrico contra sobrecargas e curto-circuitos. O disjuntor DIN é um dos mais eficientes de sua categoria e se dividem em três tipos: disjuntor unipolar, disjuntor bipolar e disjuntor tripolar. Toda vez em que a carga de energia é maior do que a suportada, o equipamento é programado para desligar evitando que eletrodomésticos queimem

Relé O relé é um dispositivo eletromecânico, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos, servindo para ligar ou desligar dispositivos. É normal o relé estar ligado a dois circuitos elétricos. Quando a corrente elétrica que passa pelas bobinas é interrompida o campo eletromagnético também é interrompido, ou seja, os contatos voltam para suas posições originais.

Sinalizadores Como o próprio nome já diz, os sinalizadores servem para sinalizar o operador de uma situação que requer à sua atenção. Podem ser do tipo luminosos ou sonoros, sendo que o luminoso é o mais utilizado. Assim como as botoeiras, os sinalizadores são identificados por cores, como mostra a imagem abaixo:

Fusíveis Os fusíveis são dispositivos conhecidos por muitos, justamente por estarem presentes em estabelecimentos e carros por exemplo, sendo que a sua função é proteger o circuito que está instalado contra curto-circuito e queima.

Contator Contatores são dispositivos eletromecânicos que permitem o acionamento de cargas que exigem correntes maiores, como motores trifásicos e resistências industriais, por exemplo. Semelhantes aos relés, os contatores possuem uma bobina, um núcleo e um conjunto de contatos de força e de comando. Essas partes, em conjunto, são responsáveis pelo funcionamento do dispositivo graças ao eletromagnetismo. O fenômeno é responsável pelo acionamento dos contatos, os quais ligam e desligam os equipamentos elétricos a eles conectados.

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: