O guia definitivo para cotação de materiais elétricos!

Elementos fundamentais para manter a instalação elétrica em ordem, os materiais elétricos estão presentes no dia-a-dia de todos os brasileiros, seja para iniciar um projeto, para reformar ou para manutenções rotineiras! Porém, há uma grande variedade de produtos com caracterizações variadas e por isso é sempre necessário ter muita atenção em cada compra, para você obter sucesso na sua aquisição desses materiais. A Casa do Eletricista KMC, separou algumas dicas para ajudar você a ter sucesso nesta tarefa!

 

Fios e Cabos

 

Os condutores elétricos são peças de extrema importância para estrutura da sua casa ou empresa! Quando se trata de fios e cabos, não se deve pensar apenas em economia, pois eles serão os responsáveis por todo o acionamento da parte elétrica. Sendo assim, você deve pensar principalmente na segurança quando for investir nestes materiais.

Para saber se o material é de qualidade, esteja atento à certificação. Desconfie se encontrar no mercado cabos e fios com preços muito mais baixos do que média, pois podem se tratar de produtos sem certificação, com malhas mais finas do que indicam, o que pode pôr em risco a sua segurança, causando até incêndios por sobrecarga! Opte sempre com produtos com selo de qualidade e registro no INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – que estabelece um programa de avaliação da conformidade para cada produto.

O ideal sempre é seguir as indicações dos especialistas, pois eles têm maior conhecimento para indicar-lhe uma boa marca!

 

Iluminação e lâmpadas

 

Uma seção que não pode faltar no catálogo de materiais elétricos é a parte de iluminação!  Geralmente escolhemos nossas lâmpadas pelo melhor preço e pelo melhor consumo, mas nem sempre conseguimos encontrar essas qualidades juntas.

Primeiramente, é importante saber que já se podem evitar lâmpadas incandescentes e fluorescentes, por se tratarem de produtos ultrapassados, que sem dúvidas perdem para os benefícios mais consagrados da tecnologia LED: a alta eficiência energética e a altíssima durabilidade (em torno de 25000 horas, contra 8000 horas das fluorescentes).

Sua versatilidade de tamanhos e tipos fornece ao comprador uma maior gama de escolhas na hora de utilizar este tipo de luz, além de serem muito mais econômicas, mais duráveis e versáteis. Também são muito mais sustentáveis, pois não levam metais em sua composição e podem ser descartadas em lixo comum, sem prejudicar o meio ambiente.

Outra informação muito importante, que muitas vezes deixamos passar, é o tipo de brilho que cada lâmpada possuí! Por isso fique atento a uma característica: a informações de lúmens de que a lâmpada dispõe. O Lúmen (lm) é a unidade de medida de fluxo luminoso, ou seja, indica qual a força da iluminação que aquela lâmpada pode fornecer em determinada área.

Através dos lúmens você tem certeza da quantidade de brilho que uma lâmpada fornece, independente da informação de watts que muitas vezes é confundida com a eficiência, mas na verdade indica apenas seu consumo em comparação com outras lâmpadas.

 

Temperatura de cor

 

Já reparou que as lâmpadas incandescentes são mais amareladas e as lâmpadas fluorescentes mais brancas ou azuladas? Isso acontece porque essas lâmpadas possuem temperaturas de cor diferentes. Essa característica é essencial para a qualidade da luz de seu ambiente, seja decorativa ou não. As lâmpadas de led podem ser encontradas nas duas versões. A temperatura da cor é medida em Kelvins (K) e geralmente oscila entre 2700 k a 6500 K, sendo que quanto maior este número, mas “branca” ou “fria” será a iluminação.

 

Iluminação de emergência

 

As luminárias de emergência também fazem parte dessa categoria e são indispensáveis, principalmente para empresas e locais públicos. Além de serem obrigatórias de acordo com os planos de prevenção de incêndios em muitos locais (consulte regulamentos específicos para seu setor), garantem a segurança das pessoas em casos de queda de energia e evitam muitas dores de cabeça!

 

Proteção e segurança

 

Os Disjuntores estão entre os principais itens nessa categoria. Trata-se de um dispositivo eletromecânico, que têm o objetivo de proteger as instalações elétricas, ou seja, assim que a corrente elétrica ultrapassa o seu valor nominal, os disjuntores interrompem o circuito elétrico e impedem o fornecimento de energia para as cargas do circuito, evitando assim que as cargas e o circuito se danifiquem.

Para saber qual disjuntor comprar, é necessário checar qual é a estrutura da rede a que ele será ligado. A amperagem dependerá dos aparelhos que compões aquele circuito!

Em alguns casos pode ser necessária a utilização de  DPS (dispositivos de proteção contra surtos/descargas elétricas) ou DRs, que cortam a transmissão mediante a identificação de qualquer microsurto na rede, evitando choques!

 

Tomadas e interruptores

 

Se você precisa ligar e desligar a luz ou acionar seus aparelhos e equipamentos, você vai precisar dos interruptores e tomadas. Mas quais comprar?

Uma das primeiras coisas que você deve verificar é a amperagem da tomada. Os módulos de 10 Amperes são para aparelhos de baixa potência, como televisores ou pequenos eletrodomésticos. Já os de 20 Amperes são para aparelhos a partir de 1000 watts, como secador de cabelo e micro-ondas. Na hora de planejar a rede elétrica, é preciso prever a quantidade de tomadas e interruptores que será necessária, para não sobrecarregar a fiação elétrica. Após avaliar estas questões mais técnicas, é só se divertir descobrindo qual a cor, módulo ou estilo que melhor se encaixa com a sua decoração!

 

Tubos e conexões

 

Produtos indispensáveis na hora de construir ou reformar uma casa, os tubos têm a função de permitir a instalação de diversos pontos de água e elétrica na sua residência. As conexões podem ter formatos variados (como as versões em T ou com curvas 45° e 90°, entre outros.

Quanto aos tubos de água, os de cor marrom servem para alimentação do sistema de água. Existem também tubos e conexões para água fria e há os tubos específicos para água quente (Cobre ou CPVC) que são resistentes o suficiente para suportar o calor.  Os brancos são os tubos e conexões para esgoto, que possuem diâmetro e bitolas maiores que tem a função de despejar a água utilizada nos banheiros ou cozinha.

Na parte elétrica, geralmente são usados canos pretos de PVC para tubulação interna (dentro da parede) ou então canos na cor cinza ou branca para tubulação aparente. Estes últimos têm sido inclusive considerados parte da decoração, devido à tendência de decoração industrial!  A medida do cano é feita em polegadas e aumenta conforme a quantidade e espessura dos condutores que você vai passar por ele, então verifique bem com o seu instalador antes de fazer a compra!

Em shoppings e outros empreendimentos maiores a norma pede o uso de eletrodutos galvanizados para aumentar a segurança contra incêndios a dispersão de fumaça.

 

Caixas e quadros

 

Com exceção da caixa de disjuntores que é fundamental que você saiba onde está localizada na sua casa, a maioria destes itens não fica aparente na instalação depois de pronta, mas possui um papel fundamental!

Elas servem para facilitar o encontro da fiação, organizando a distribuição de fios e cabos e acabam contribuindo também para futuras manutenções e instalações.

 

Ferramentas e ferragens

 

Para os profissionais que irão trabalhar no projeto, doversas ferramentas são essenciais. As mais comuns são o Alicate Universal, Chaves de Fenda,  Multímetro, furadeira, entre outros (temos um vídeo apresentando as principais ferramentas de elétrica neste link- colocar link) mas claro que tudo depende do tipo de obra ou manutenção que será feito. Analise bem a sua área de atuação e o tipo de serviço que costuma realizar. Logo você vai perceber que algumas ferramentas são muito mais importantes que outras, então observe bem quais são as suas prioridades e invista em produtos de qualidade para não ficar na mão no caso de uma emergência!

 

Envie a sua cotação para a Casa do Eletricista KMC.

Aqui na Casa do Eletricista KMC, nós trabalhamos da maneira mais próxima ao cliente possível, com uma equipe especializada que está disponível para tirar dúvidas em relação aos seus produtos, além de um variado catálogo de produtos com mais de 4 mil itens com tele entrega!

Solicite seu orçamento através desse link ( ORÇAMENTO). Nós iremos responder o mais rápido possível!

 

 

 

 

 

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: