Desvendando o Mistério: Por Que a Fiação Subterrânea Ainda Não Predomina no Brasil?

No cenário elétrico brasileiro, a adoção generalizada de fiação subterrânea enfrenta desafios que vão além da sua óbvia vantagem em termos de estética e segurança. Diversos motivos explicam por que o Brasil ainda não abraçou essa tecnologia em larga escala, e aqui discutiremos alguns deles.

 

  1. Custo Elevado: Um dos principais entraves para a expansão da fiação subterrânea é o custo significativamente mais alto em comparação com a fiação aérea. As despesas associadas à escavação de valas, instalação de tubos e cabos, seguidas pelo fechamento das valas, contribuem para tornar essa opção menos acessível.

  2. Território Abrangente: A dimensão continental do Brasil, abrangendo mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, complica a implementação da fiação subterrânea. A extensão do território torna esse processo não apenas dispendioso, mas também logisticamente desafiador.

  3. Perspectiva de Curto Prazo: As empresas de distribuição de energia, responsáveis pela instalação da fiação, muitas vezes adotam uma perspectiva de curto prazo. Investimentos que promovem retornos rápidos, como a expansão da rede aérea, são priorizados em detrimento de soluções mais duradouras e complexas.

  4. Desafios de Segurança: Embora a fiação aérea seja mais suscetível a acidentes visíveis, como quedas de árvores ou vandalismo, a fiação subterrânea não está isenta de riscos. Incidentes como vazamentos de água ou escavações podem comprometer a integridade dessa infraestrutura oculta.

 

Apesar desses desafios, observamos uma tendência ascendente de investimentos em fiação subterrânea no Brasil. As frequentes tempestades e mudanças climáticas têm gerado quedas de energia e danos à fiação aérea, motivando a busca por soluções mais resilientes. Adicionalmente, a crescente preocupação com a estética urbana impulsiona o investimento em fiação subterrânea.

Atualmente, essa tecnologia é mais prevalente em áreas urbanas de alto padrão, como centros comerciais e bairros residenciais. Contudo, há indícios de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte expandindo os investimentos em fiação subterrânea para áreas mais abrangentes.

 

O cenário futuro sugere um aumento contínuo nos investimentos em fiação subterrânea no Brasil, à medida que os benefícios evidentes, como segurança, confiabilidade e estética, ganham cada vez mais destaque na busca por soluções elétricas modernas e eficientes.

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: